As figuras de retórica são recursos expressivos, procedimentos de estilo que podem ser utilizados com arte no uso da língua e principalmente na literatura. Testa os teus conhecimentos sobre estes recursos expressivos. Responde ao desafio, preenchendo os espaços dos 10 exercícios que a Associação de Professores de Português preparou para ti.

 

(1) Proudhon escreveu o livro Filosofia da Miséria. Em resposta, Karl Marx escreveu Miséria da Filosofia. Esse título de Marx é um(a) .



(2) “Depois, ao cimo da escadaria de pedra onde o acompanhara, André, repenetrando timidamente no Passado, murmurou com um riso pensativo: - "Que tens tu feito ultimamente, nessa querida Torre?" (Eça de Queirós ([1900], 2013). A ilustre casa de Ramires. Projecto Adamastor, Ebook, p. 94). A expressão assinalada é um(a) .



(3) Atenta nos seguintes versos do poema de Camões, Lianor: “(...) Descobre a touca a garganta, / Cabelos de ouro entrançado, / Fita de cor de encarnado, / Tão linda que o mundo espanta. / Chove nela graça tanta, / Que dá graça à fermosura. / Vai fermosa e não segura. / (...)” A expressão assinalada é um(a) .



(4) Coração, Cabeça e Estômago é o título de um romance de Camilo Castelo Branco, em que cada palavra corresponde a um época da vida da personagem principal: a primeira seria regida pelo coração, a segunda, pela cabeça e a última, pelo estômago. Esse título é, sobretudo, um(a) .



(5) Observa os seguintes versos do poema “Era uma vez, lá na Judeia, um rei”, de Miguel Torga: “Mas, por acaso ou milagre, aconteceu / Que, num burrinho pela areia fora, fugiu / Daquelas mãos de sangue um pequenito / Que o vivo sol da vida acarinhou”. A expressão metafórica assinalada é também um(a) .



(6) Cada um dos versos abaixo retirados de um famoso soneto de Camões, é um(a) : “Amor é fogo que arde sem se ver / É ferida que dói e não se sente / É um contentamento descontente / É dor que desatina sem doer.”



(7) “O árbitro não teve dúvidas em assinalar penálti e não podia ser outro que não Cristiano Ronaldo a avançar para a conversão. Da marca dos 11 metros, o capitão da selecção portuguesa fez o 0-2 e festejou o golo da sua maneira habitual, com um salto no ar e aterragem em pose de matador.” (“ Foi na Liga Europa que Ronaldo voltou aos golos”, Público, 15 de setembro de 2022.) A expressão assinalada é um(a) .



(8) “Cristiano Ronaldo disse, em tempos, que os golos eram como o ketchup. « Quando aparecem, é tudo de uma vez». (“ Foi na Liga Europa que Ronaldo voltou aos golos”, Público, 15 de setembro de 2022.)” A expressão assinalada é um(a) .



(9) “Querida, ao pé do leito derradeiro / Em que descansas dessa longa vida, / Aqui venho e virei, pobre querida, / Trazer-te o coração do companheiro.”Esta é a primeira estrofe do soneto “A Carolina”, de Machado de Assis. A expressão metafórica assinalada, na relação que tem com a ideia de morte, é um(a) .



(10) “Era a propósito da secretária da Legação da Rússia, com quem ele encontrara nessa manhã o conde conversando ao Calhariz. E o conde, que a admirava também, gabava-lhe sobretudo o espírito, a instrução. Isso, segundo o Ega, prejudicava-a: porque o dever da mulher era primeiro ser bela, e depois ser estúpida... O conde afirmou logo com exuberância que não gostava também de literatas: sim, decerto o lugar da mulher era junto do berço, não na biblioteca…” (Eça de Queirós ([1888], 2007). Os Maias. Oficina do Livro, p. 437. Tendo em consideração a intenção significativa do Ega, a expressão assinalada é .