Preenche todas as lacunas e, depois, clica em "Verifica".

Põe à prova os teus conhecimentos, resolvendo o exercício que a Associação de Professores de Português preparou para ti.


Descobre e regista palavras como pronomes, determinantes e nomes que estão em falta e que referem ideias já expressas ou que se adivinham pelo contexto. Exemplos:

  • Em "Já li o livro que tu me emprestaste.", «que» refere e substitui «o livro» na segunda frase ("Já li o livro. Tu emprestaste-me o livro.").
  • Em "O Pedro trata bem os seus amigos.", « os seus» refere «O Pedro» de novo ("amigos do Pedro").
  • Em "O rapaz começou a chorar antes de a injeção da vacina começar. O enfermeiro tentou distraí-lo com brincadeiras.", se « o enfermeiro» estiver em falta, adivinha-se pelo contexto.

Palavras que podem ser usadas aqui (no singular ou no pural, conforme o caso): aquilo, arquivista, biblioteca, bibliotecário, cujo, ele, funcionário, homem, isso, isto, livro, meteorologista, monarca, que, rei, seu, tal, velho.

“Era uma vez um rei se gabava de nada existir no reino ele não controlasse até ao mais ínfimo pormenor. dizia sobre a agricultura, sobre a educação, sobre a construção de castelos e de palácios e até sobre o clima. Garantia o que só chovia e fazia sol quando decidia que devia acontecer. Deste modo, o poderoso rei transformou-se também num infalível .
Durante os dias da semana, dava-lhe com frequência para mandar os criados à do reino, em busca de que, na maior parte dos casos, nem sequer existiam, consumindo-se o pobre bibliotecário na pesquisa de títulos , afinal, só existiam nos labirintos da imaginação real.
Desta forma bizarra, o rei, poder parecia não ter limites, castigava o velho por nunca ter chegado a escrever sobre um como escrevera sobre o pai, exaltando-lhe a coragem e os feitos em tempo de guerra e de paz.
Quase à beira da loucura, procurando livros nunca haviam sido escritos, o fez uma promessa:
- Juro pela minha saúde e pelo futuro da minha querida biblioteca que ainda colocarei este rei teimoso dentro de um livro!"

José Jorge Letria (2007). O livro que falava com o vento e outros contos. Texto Editores. (texto adaptado)